Segurança

Porque razão não deve usar uma VPN gratuita?

Imagine um serviço com servidores distribuídos por diversos países, que recebem milhares de acessos em simultâneo, em que você como desenvolvedor, teria de pagar pelo tráfego recebido. Tudo isto, para depois no final não cobrar qualquer quantia. É este o “conto de fadas” associado a uma VPN gratuita. É simplesmente, demasiado bom para ser verdade.

O que é uma VPN?

As redes VPN permitem encriptar todo o tráfego de Internet, ocultando a sua identidade, as páginas que visita e possibilita ocultar a sua verdadeira localização. Até o seu ISP (fornecedor de Internet) não conseguirá ver as páginas que você visita, surgindo apenas uma ligação peer to peer a um servidor estrangeiro.

pub

Mas vamos ser honestos e realistas, não confia no seu ISP, mas tenciona enviar todas as suas informações através de servidor VPN cuja identidade dos proprietários muitas vezes é desconhecida, que pode monitorizar os seus dados. É simplesmente fazer o contraditório, arriscando sua privacidade e segurança.

vpn gratuita

Malware e / ou anúncios nas VPNs gratuitas

Alguns testes recentes, revelam que uma parte significativa das VPNs gratuitas do mercado, possuem malware ou exibem anúncios de forma intrusiva, mesmo quando não está a usar a VPN.

As políticas de privacidade são igualmente muito duvidosas, e os emails de suporte são de contas pessoais tipo Gmail ou Outlook.com. Será que confia os seus dados a este tipo de serviço?

Algumas investigações revelam que muitas das VPNs gratuitas possuem ligação à China, e algumas incluiam na politica de privacidade um ponto indicando que “partilhavam dados com a China”.

Servidores lentos

Por norma, os servidores das VPN gratuitas estão sobrelotados, o que se traduz numa velocidade de Internet muito lenta. São milhares de usuários a tentar aceder a um serviço gratuito, e como tal, muitas vezes a velocidade tem de ser limitada, fazendo com que downloads ou acesso a serviços de streaming como NetFlix (que bloqueia a maioria das VPNs) seja uma experiência penosa.

pub

VPNs gratuitas de confiança

Como é óbvio, existem excepções à regra, sendo possível encontrar VPNs gratuitas que não comprometem a sua segurança e / ou privacidade, embora possuam algumas limitações.

Alguns antivírus possuem serviços de VPN incluídos. Por exemplo, o antivírus Kaspersky disponibiliza a Secure Conection.

Opera VPN

O navegador Opera possui uma VPN nativa, no entanto, o serviço é basicamente um proxy, ou seja, não existe uma encriptação dos dados enviados. O serviço também recolhe informações de utilização para melhorar o serviço. Embora não seja o serviço ideal, sempre é melhor que não usar qualquer proteção.

Quando escolher uma VPN, considere todos os riscos associados. Por vezes o barato pode sair caro.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais e fique ligado em todas as novidades

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Jorge Sampaio

Jorge Sampaio é um técnico de informática apaixonado pelo mundo da informática. Sempre em busca de novas funcionalidades, e testando os limites para partilhar com a nossa comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *