Curiosidades

Por que Razão o meu PC Demora a Desligar? – Guia Informática

Desligar um aparelho eletrónico, ou até mesmo o seu carro é algo relativamente simples, bastando pressionar o botão Off, ou rodar a chave de ignição. Mas por algum motivo, desligar o computador é processo muito mais complexo e demorado, sendo possível ver o Windows a trabalhar durante largos segundos antes de finalmente desligar o PC.

Sendo assim, é normal que se questione:

  • Por que razão o PC demora tanto para desligar?
  • Posso forçar o encerramento instantâneo do PC?
  • Como posso acelerar o encerramento do PC?
  • Posso programar o PC para desligar sozinho mais tarde?
Porque Razão o meu PC Demora a Desligar?

Por que razão o PC demora a desligar?

Quando você ordena o encerramento do computador, o sistema operativo (Windows) começa a enviar uma ordem de encerramento a todos os programas / serviços em execução, indicando que devem guardar todas as alterações.

pub

Isto é muito importante, porque se o computador for desligado enquanto os programas estiverem a escrever no disco, existe um risco real dos dados ficarem corrompidos e ilegíveis para o sistema. O encerramento abrupto também pode levar à perda de dados, mesmo quando os programas possuem funcionalidade “Auto-save”.

Se o computador possuir muitos programas e serviços a serem executados, existirá um maior atraso no encerramento. Para otimizar a utilização dos recursos do computador, poderá usar o programa AVG TuneUP.

Atualizações do Windows

Outro grande motivo que atrasa o encerramento do Windows, e que leva as pessoas a tentar forçar o encerramento instantâneo dos computadores, são as atualizações do Windows. As atualizações podem demorar uma verdadeira “eternidade”, especialmente em computadores formatados recentemente, ou que são usados com pouca frequência.

No entanto, existe uma razão fulcral para que a Microsoft exiba uma mensagem explicita para que não desligue o computador. O corte súbito de energia durante uma atualização, pode corromper arquivos essenciais do Windows, impedindo que o sistema volte a iniciar.

reparo automatico do windows

Como tal, possuir uma Fonte de alimentação ininterrupta (UPS) ou a bateria do seu computador portátil carregada a 100%, poderá ser uma boa ideia. Em alternativa, poderá programar o encerramento do computador para um horário específico, ou retardar as atualizações do Windows.

Programar o encerramento do Windows?

Se o Windows não terminou uma tarefa, mas você tem de se ausentar obrigatoriamente, poderá simplesmente programar o encerramento do Windows para uma hora posterior. Para isso, basta usar o programador de tarefas do Windows. Para isso, comece por pesquisar por Programador de Tarefas usando a pesquisa do Windows.

programador de tarefas

Clique no link “Criar Tarefa Básica” e indique o nome da tarefa (à sua escolha, por exemplo, desligar computador). É igualmente possível fazer uma descrição da tarefa, embora seja opcional. Será necessário definir a frequência da tarefa. Presumindo que será uma situação pontual, escolha a opção “Uma vez”. Agora, defina a data e hora em que o computador deve desligar-se.

Assistente de criação de tarefas do windows

Agora escolha a opção “Executar um programa” e defina o programa como:

C:\Windows\system32\shutdown.exe

No campo “Parâmetros” adicione “-s -f” (sem aspas). Está pronto, agora é só tocar no botão “Concluir” e deixar que o Windows assuma a responsabilidade de encerrar o PC sozinho no horário desejado.

pub

Posso forçar o encerramento?

Só deve forçar o encerramento, se o seu computador estiver irremediavelmente bloqueado. Execute sempre o encerramento correto do sistema. Pode demorar mais tempo do que o habitual, mas acredite, demora muito menos tempo que reinstalar o sistema e recuperar os dados perdidos.

Consequências do encerramento defeituoso:

Dependendo da forma como alguns discos e tipos de ficheiros armazenam os dados, pode existir o risco de comprometer outros dados guardados. Felizmente, as versões modernas do Windows usando o sistema NTFS, que possui a funcionalidade “Journaling”, que guardam um histórico das alterações efetuadas nos arquivos, reduzindo o risco de existir corrupção de dados.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais e fique ligado em todas as novidades

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Jorge Sampaio

Jorge Sampaio é um técnico de informática apaixonado pelo mundo da informática. Sempre em busca de novas funcionalidades, e testando os limites para partilhar com a nossa comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *