Notícias

Microsoft estende suporte ao Windows 10, mas agora terá que pagar por isso!

O suporte do Windows 10 irá encerrar em Outubro de 2025, mas a Microsoft está a planear prolongar esse suporte através de atualizações pagas, algo que já existe para empresas e organizações, mas que nunca tinha acontecido para usuários individuais. A Microsoft continua a incentivar a migração para o Windows 11, no entanto, este sistema possui alguns requisitos que computadores mais antigos não conseguem cumprir (em teoria, saiba como contornar as limitações).

A versão atual do Windows 10 é 22H2, relembramos que o suporte da versão 21H2 do Windows 10 já foi encerrado em junho de 2023. Dito isto, a Microsoft ainda não confirmou quanto estaria a planear cobrar por essas mesmas atualizações.

pub

Se olharmos para o suporte do Windows 7 que as empresas podem prolongar por 25 dólares por ano, será expectável que para os usuários individuais esse custo seja menor. Muitos usuários simplesmente não conseguem aceitar este novo conceito, e lançaram uma petição pública que conta já com mais de 20000 assinaturas, pedindo que a Microsoft continue o suporte de forma gratuita.

Windows 10 ainda recebe funcionalidades

Com aumento de vida útil do Windows 10, a Microsoft tem adicionado ferramentas adicionais para diminuir as diferenças para o Windows 11, incluindo uma nova ferramenta de backup e claro, a ferramenta de inteligência artificial Copilot. Assim como no Windows 11, terá um botão do Copilot na barra de tarefas que você pode clicar para abrir uma barra lateral para pesquisar na internet e realizar tarefas simples do Windows, como abrir aplicativos do Office e ativar o modo escuro.

windows copilot

O que pensamos…

Apreciamos essa decisão, se nos dessem a escolher entre a Microsoft abandonar totalmente um sistema operativo, e oferecer uma atualização paga (que não é obrigatória), penso que é sempre melhor ter opções em cima da mesa. No entanto, reconhecemos que a Microsoft estava em uma posição difícil, pois simplesmente não poderia abandonar milhões de computadores.

Enquanto a Microsoft justifica a cobrança com um argumento comercial, os defensores contra-argumentarão com uma perspectiva moral: simplesmente não é justo. É uma controvérsia longe de ser concluída, mas diga-nos, qual é a sua opinião?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais e fique ligado em todas as novidades

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Jorge Sampaio

Jorge Sampaio é um técnico de informática apaixonado pelo mundo da informática. Sempre em busca de novas funcionalidades, e testando os limites para partilhar com a nossa comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *